quinta-feira, 10 de novembro de 2011

História do chá

O hábito de se tomar chá nasceu na China. Conta a lenda que o imperador Shên Nung sentou embaixo de uma árvore para beber água quente, que é absorvida mais rapidamente pelo corpo do que bebidas frias, ideal para matar a sede. As folhas que com o vento caíam na água, iam formando um sabor delicioso, que agradou o imperador.

Para os chineses, o chá está associado à beleza, pelo ritual da preparação, pela satisfação e paz que provoca.

Já na Inglaterra do século XVI, o dote de Catarina de Bragança, filha de D.João IV teve entre as libras, uma caixa de chás. Foi a partir daí que começou a tradição de se tomar o chá das cinco. A bebida mais popular na corte e, mais tarde, no resto da classe alta. A Inglaterra fez a sua primeira encomenda de chá à Companhia da Indía Oriental em 1664, pois o produto não estava ao alcance de todos porque tinha um imposto tão alto que, em 1689, as vendas de chá quase que pararam por completo e começou a época de contrabando de chás.

Atualmente, o chá continua a deliciar gerações de povos espalhados por todo o mundo, sendo ainda mais popular do que o café.

No início do século XX, nos Estados Unidos foi inventado as saquetas, porém, alguns adeptos do chá continuaram a preferir a sua preparação com recurso de folhas e ervas. Com sabores para todos os gostos e benefícios ao nível da saúde e do bem-estar geral de quem bebe, o chá das cinco vai, certamente, continuar a fazer história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário